segunda-feira, 25 de outubro de 2010

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

3.1 - Elaboração de Projetos.....................................................30 h/a
3.2 – Captação de Recursos......................................................15 h/a
3.3 – Administração Esportiva...................................................15 h/a
3.4 – Fundamentos Econômicos da Gestão Esportiva...........15 h/a
3.5 – Aspectos Jurídicos da Gestão Esportiva.......................15 h/a
3.6 - Markenting Esportivo.......................................................15 h/a
3.7 - Formação de Equipe Esportiva.......................................15 h/a
3.8 - Tópicos Especiais..............................................................10 h/a




4 – DOCENTES DO CURSO
P
Prof. Ms.Roberto de Freitas Tenório de Albuquerque – TCE/UNIJORGE
Profa. Alessandra Perez – CUC/ FESPORT
Prof. William Antonio Ângelo – SEC/ Ba
Prof. Marcos Venicios Santana Perez – SETREL/ FESPORT
Prof. Jorge Antonio dos Santos – SEFAZ
Prof. Ary Roberto Fichman – FESPORT
Prof. Alexandrino Costa Filho – CUC
Prof. Darino Sena – TV BAHIA
Prof. Luis Fernando Gil Almeida – FISBA
Prof. José Ney do Nascimento Santos – UFBA/ SUDESB

5- EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES

1. ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 30 horas/aula
Ementa:
Planejar e debater o roteiro e as etapas prioritárias para elaboração de um projeto com metodologia de visualizar e fomentar recursos necessários ao desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas, dentro de um período de tempo determinado, apresentando os objetivos, os meios que serão utilizados para atingi-los, as fontes de financiamento, e como serão avaliados os resultados.
Conteúdo:
*       Conceitos e Definições;
*       Roteiro de um projeto: (Introdução, Diagnóstico, Planejamento, Implementação, Execução, Monitoramento, Avaliação);
*       Formato e Etapas: (a definição do projeto, o plano de trabalho, o andamento do projeto, o orçamento);
*       Conceitos de Gerenciamento e Processos de Gerenciamento.

2. CAPTAÇÃO DE RECURSOS – 15 horas/aula
Ementa:
A disciplina apresenta conceito envolvendo a captação de recursos financeiros e articulação envolvendo três Níveis de Articulação, o Apoio e Fomento, a Mediação e Articulação e Gestão Local: o primeiro nível captação de recursos financeiros e articulação global política, o segundo nível equilíbrio entre a captação de recursos financeiros e articulação de parceria em torno do projeto e no terceiro nível a capacidade de absorção dos recursos diminui, mas não deve ser esquecida.
Conteúdo:
Apoio e fomento:
*       Doadores;
*       Financiadores;
*       Agência de Capacitação;
*       Bancos;
*       Fundos Públicos ou Privados;
*       Igreja.
Mediação e Articulação
*       Organizações não-governamentais;
*       Organizações sociais ou comunitárias;
*       Organismo Público;
*       Redes Solidárias.
Gestão Local
*       Público Alvo/Universo do Projeto;
*       Beneficiários;
*       Redes Solidárias.

3. ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA – 15 horas/aula
Ementa:
A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias em ambiente de constante mudança visando a criação de vantagens competitivas que resultem em valor para todos os interessados no seu desenvolvimento.
Conteúdo:
*       Conceito de administração esportiva;
*       Administrador / Gestor Esportivo;
*       Estrutura dos órgãos de controle esportivo nacionais e internacionais;
*       Administração para Esportes (princípios da Administração);
*       Estratégia Empresarial (planejamento, formulação, implantação);
*       Panorama Organizacional;
*       Plano de Negócios;
*       Concepção, Formulação, Implementação e Avaliação Estratégica;
*       Novas Tecnologias.

4. FUNDAMENTOS ECONOMICOS DA GESTÃO ESPORTIVA – 15 horas/aula
Ementa:
A disciplina tem como proposta apresentar a força econômica do esporte no mercado consumidor brasileiro através de parceria e implementação de negócio na área esportiva.
Conteúdo
Patrocínio:
*       Tipos de patrocínio;
*       Atletas como produto;
*       Merchandising;
*       Licenciamentos;
*       Concessões e franquias;
Negócio:
*       Mercado Consumidor;
*       Mercado Concorrente;
*       Fornecedores;
*       Industria do Esporte;
*       Produtos.

5. ASPECTO JURIDICOS DA GESTÃO ESPORTIVA – 15 horas/aula
Ementa:
A disciplina apresenta a organização jurídica e as diferentes atribuições dos órgãos e instituições jurídicas nacionais e internacionais que regem o campo esportivo. Tratará também das principais leis do desporto brasileiro, em especial, às interpretações do Estatuto do Torcedor, da Lei Pelé e Leis de Incentivo e às questões trabalhistas. Será analisado o conjunto de leis que rege e regulamenta as atividades esportivas no Brasil e no mundo e suas implicações enquanto espetáculo esportivo. Especial atenção à arbitragem esportiva e dopping.
Conteúdo:
*       Organização Jurídica do Esporte;
*       Princípios Gerais do Direito Esportivo;
*       Lei Pelé, Estatuto do Torcedor e Leis de Incentivo;
*       Disciplina Desportiva: Direito Jurídico;
*       Direito Trabalhista: O Contrato de Trabalho Esportivo e Regime Jurídico;
*       Regulamentação para transferências: FIFA-Brasil;
*       Contratação;
*       Tipologias Contratuais;
*       Proteção de Dados;
*       Novas Tecnologias;
*       Direito de Transmissão;
*       RH Desportivo;
*       Patrocínio Desportivo e Parcerias;
*       Direitos de Imagem;
*       Arbitragem Desportiva;
*       Dopagem.
Legislação:
*       Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998;
*       Lei nº 10.672, de 15 de maio de 2003;
*       Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006;
*       Lei nº 11.776, de 17 de setembro de 2008;
*       Medida Provisória nº 502, de 20 de setembro de 2010.

6. MARKENTING ESPORTIVO – 15 horas/aula
Ementa:
Discutir profundamente o uso do esporte como ação envolvendo marcas e serviços, aproveitando-se das características, penetração e benefícios que o esporte traz, atingindo seus agentes diretos e indiretos usufruindo da melhor maneira dessa associação.
Conteúdo:
*       Conceitos de marketing;
*       Definição do marketing esportivo;
*       Ferramentas do marketing esportivo;
*       Relacionamento com cliente;
*       Sistemas da Informação do Marketing;
*       Segmentação, Estratégias e Potencial de Mercado;
*       Ferramentas do Marketing Esportivo;
*       Captação de Recursos e Patrocínio;
*       Análise de uma Marca Esportiva;
*       Tipos e práticas esportivas;
*       Crescimento e desenvolvimento da indústria do esporte;
*       Marketing esportivo global;
*       Mídia, TV e esporte;
*       Avaliação de resultados.

7. FORMAÇÃO DE EQUIPE ESPORTIVA – 15 horas/aula
Ementa:
Esta disciplina tem como proposta formar equipe esportiva para poder competir e participar com eficiência os desafios das competições esportivas que irão competir no esporte coletivo ou individual, observando os critérios da competência e habilidade.
Conteúdo:
*       Critérios Técnicos;
*       Critérios Psicológicos;
*       Critérios Físicos;
*       Freqüência nos Treinamentos;
*       Evolução nos Treinamentos;
*       Evolução nos Fundamentos;
*       Avaliação.

8. TÓPICOS ESPECIAIS – 10 horas /aula
Ementa:
Esta disciplina tem como finalidade abrir discussão, produzir e conduzir propostas através de estudos, pesquisas e debates dos cursistas em plenária, dos benefícios que o esporte, o atleta amador, a economia da Bahia pode serem beneficiados pela realização de grandes eventos esportivos que ocorrerão no país.
Conteúdo:
*       Evolução e Crescimento do Esporte Amador no Estado da Bahia;
*       Copa das Confederações em 2012;
*       Copa do Mundo de 2014;
*       Olimpíadas 2016;
*       Planejamento e Organização do Estado da Bahia para a Copa de 2014


5 – PERÍODO DO CURSO:
14/10 A 05/12/2010

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